Há algum tempo ando me questionando quanto o verdadeiro significado da palavra amizade. Hoje criei ânimo e olhei num dicionário. Lá dizia que este substantivo feminino representava o sentimento de apreço, camaradagem e afeição entre pessoas em geral não aparentadas, ou entre entidades e grupos; o relacionamento estabelecido entre eles.
Para mim a amizade vai além de tudo isso, além do coleguismo, além da simples afeição.
Meus conhecidos são aqueles que às vezes sei apenas seu nome, ou nem isso e pouco sei sobre sua vida, nos cruzamos em bailes, shows e festas e certas vezes nem nos cumprimentamos. A maior parte das pessoas que passam por nossas vidas nunca deixa de ser apenas nossos conhecidos.
Meus colegas são aqueles que estudam ou estudaram comigo, jogamos juntos as peladas de fim de semana no clube ou mesmo no campinho, nos encontramos em barzinhos, dançamos na boate, conversamos um pouco, porém não nos conhecemos o suficiente para dizer que participamos ativamente um da vida do outro. Somos conhecidos que atravessaram a fronteira dos apenas quinze minutos de diálogo.
Meus amigos distantes já tiveram importante participação na minha vida e devido forças maiores o destino se encarregou de nos afastar, contudo não foi capaz de acabar com o que sinto por eles. Alguns deles eu nunca mais vi, outros encontro raramente e há também os que nos correspondemos ou nos telefonamos de vez em quando.
Meus apelidados pseudo-amigos ou amigos da onça são aqueles que tenho ao meu lado, me conhecem e eu os conheço, porém não confio neles, pois até hoje não me deram motivos para tal ou já me deram motivos para deles desconfiar. Alguns já fizeram parte do meu dia-a-dia, mas hoje os quero distantes. São eles que não me surpreenderão se vierem a me trair um dia. Espero qualquer coisa deles.
Meus amigos do peito, ou amigos pra caraleo são aqueles que sei que posso contar sempre. Os que estão ao meu lado nos bons e maus momentos, os que me dão colo e que vêm pedir conforto, os que me aconselham e seguem minhas palavras. São aquelas pessoas que eu admiro e tenho orgulho por tê-las ao meu lado. Pessoas que preciso seguir seus exemplos, aqueles que não nego o quanto eu os amo.
Valorizo os meus amigos e isso não é vergonha nenhuma. Não deixo passar em branco as oportunidades de mostrar o quão importante eles são pra mim, pois eles merecem.
Já os meus irmãos... Porra, meus irmãos são mais que amigos pra mim, é como diz aquela mensagem: eles são a família que Deus me permitiu escolher. Eles fazem mais que parte de mim, eles moram em mim. Eles sabem toda a minha vida e conhecem todos os meus mais perversos segredos. Quando um deles está longe é como se parte de mim não estivesse presente, me sinto incompleto.
E é assim que estou nos últimos tempos.
Estamos crescendo, amadurecendo e nossas vidas estão tomando cada vez rumos mais diferentes. Moramos em cidades, em estados diferentes. Não são somente os estudos que estão nos distanciando; são também os trabalhos, namoros. Cada um está seguindo a sua vida. E isso é bom. É bom ver que estamos progredindo.
Mesmo que tenhamos que assistir de longe o sucesso de quem nós amamos, mesmo que estejamos fora de sua vida, mesmo que soframos com isso, a recompensa é tão grande. Não há preço que pague ver um sorriso de satisfação no rosto de quem queremos bem.
Infelizmente, de agora em diante muitos dos que passaram por nossas vidas ficarão apenas no passado, serão lembranças; não os veremos mais e alguns, talvez, nem ouviremos sobre eles.
Talvez a pessoa que sempre esteve ao meu lado nos momentos em que eu mais precisei siga outro caminho e nos afastemos. Será triste, mas terei que me conformar com o fato. Sei que vai ser duro, mas o tempo cura as dores da perda.
O tempo...
Só ele pra nos fazer esquecer as dores e decepções para podermos perdoar. Pois muitas vezes vamos magoar quem amamos e não podemos impedir que eles nos magoem também. Mas enquanto houver amor, que haja perdão.
Porém não te tornes escravo do perdão, pois até no amor há limites. Ame, mas não deixes abusarem de teu amor.
Nunca deixe escapar uma oportunidade de dizer o quanto se importa com quem está do teu lado, pois amanhã poderá não ter mais tempo.
Somente o tempo dirá quem são teus verdadeiros amigos.
Não confie em alguém que acabou de conhecer.
Tenha sempre os seus inimigos por perto.
Até poderia citar cada pessoa da minha vida em qual parágrafo ela se encaixa, mas algumas não ficariam contentes com a resposta. Não sou tolo, sei que muitos que estão ao meu lado me querem pelas costas. Aprendi com a vida.
Sei que me empolguei escrevendo, mas sou totalmente grato a quem gastou seu tempo lendo. É a essas pessoas que eu guardo o meu obrigado.
"O meu maior erro foi me apegar à pessoas de tal forma que não consigo esquece-las."
Post de 28/04/2004