O batizado do Lorenzo foi muito bonito e a liturgia da missa italiana é idêntica à brasileira. Não preciso dizer que comemos muito.
Vaticano
O dia seguinte fizemos a maratona Vaticano, a cidade-Estado católica que fica dentro de Roma.
Na nossa segunda tentativa para conhecer a cúpula de São Pedro e a Capela Sistina madrugamos para não encarar a longa fila da primeira vez. E conseguimos. Pelo menos a fila da basílica era inexistente.
A basílica de São Pedro é um dos lugares cristãos mais visitados do mundo e mais belos também. Lá estão o túmulo de São Pedro, que dá nome à basílica, e muitos outros papas.
A Capela Sistina é onde acontece o conclave e fica no Palácio Apostólico, a residência oficial do Papa. Ela recebe afrescos de pintores famosos. O principal deles é Michelângelo. Recomendo procurar um lugar para se sentar, pois em pé dificilmente se consegue observar tudo. Os seguranças tentam te deixar o menor tempo possível e te vigiam o tempo todo. O Mark, que conhecemos na fila, tirou algumas fotos do teto e o guarda o fez apagá-las.
Coliseu
A Carol e a Dani nos levaram até o Foro Itálico e a Coluna de Trajano, de onde já podíamos ver o Coliseu. Mesmo com todo o calor que fazia, enfrentamos a fila animadíssimos. Brincamos um pouco de Assassin's Creed.
Estar ali é fazer uma viagem no tempo.
Almoçamos juntos e depois fomos com a Dani ao Palatino e Foro Romano. Acabei deitando pra descansar e cochilei. Mas não fui o único, não!
Passamos também pelo cárcere de São Pedro e São Paulo, capitólio, piazza Veneza, museu vitoriano e fontana di Treve, onde garantimos o nosso retorno jogando a moedinha sobre o ombro esquerdo.
Entradas:
Museu do Vaticano + Capela Sistina: € 7,00
Coliseu + Foro Romano: € 12,00